NOVEMBRO AZUL: 17ª edição do Mutirão do Diabetes

compartilhar

Em um novo formato e com novidades tecnológicas que contribuem para celeridade no diagnóstico das formas graves da doença, Itabuna sedia a 17ª edição do Mutirão do Diabetes. A primeira fase acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic Jorge Amado), no Jardim Primavera, das 8 às 16 horas.

A expectativa é de que 1.200 pacientes diabéticos pré-selecionados pelos Agentes Comunitários de Saúde sejam atendidos nestes dois dias do evento que tem como tema “Unidos pelo Diabetes em Ação”. Os pacientes foram cadastrados por meio de uma triagem realizada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós, enquanto Prefeitura de Itabuna, ficamos orgulhosos em mostrar ao Brasil como Itabuna pode ser pioneira em um evento de saúde tão grandioso como este”, frisou a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar. Ela informa que na segunda fase do Mutirão, no próximo dia 20, a Prefeitura permanecerá firme na parceria com atendimento na Policlínica Municipal Dois de Julho para os casos graves, triados na primeira fase do Mutirão.

O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o oftalmologista Rafael Andrade, chama a atenção para as novidades que acompanham este novo formato do Mutirão, em razão da necessidade de seguir protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Mudamos o formato de demanda aberta para atendimento agendado. Mas, Itabuna continua sendo destaque no cenário nacional por realizar a maior campanha do país, mesmo sendo fechada. E o melhor de tudo isso, é que continuamos garantindo assistência aos pacientes”, comenta Rafael Andrade.

Ele ressalta que o Mutirão do Diabetes se apresenta como um amplo programa de atendimento da população, reunindo em um só lugar, vários parceiros para ações de conscientização, triagem, acompanhamento e tratamento da doença. “Este ano, temos a novidade dos recursos da telemedicina e do sistema de inteligência artificial, que nos auxilia no diagnóstico preciso das formas graves do diabetes em até 70% dos casos”, explica.

Moradora do bairro de Fátima, dona Joana Santana, 72 anos, conta que este foi o primeiro ano em que participou do mutirão. “Gostei muito do atendimento. É um reforço a mais no tratamento desta doença que é tão perigosa”, sintetiza.

A edição 2021 do Mutirão do Diabetes foi lançada na noite de quarta-feira, dia 3, no Hospital Beira Rio, contando com a participação de representante de entidades ligadas ao setor comercial e empresarial do município, a exemplo do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro, e dos representantes do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista, José Adauto Vieira e Eduardo Carqueija Junior.

O vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho, a secretária municipal de Saúde Lívia Mendes e a subsecretaria Lânia Peixoto, vereadores Israel Cardoso (PTC) e Francisco Gomes (PSD) também estiveram presentes no lançamento representando a Câmara Municipal de Itabuna.

luzes azuis

As principais pontes sobre o Rio Cachoeira, no centro de Itabuna, incluindo a Passarela da Ilha do Jegue, ganharam iluminação especial na cor azul como ação de suporte à 17ª edição do Mutirão do Diabetes promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, Hospital Beira Rio e Prefeitura de Itabuna. Segundo o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Sousa Lino Filho, praças públicas serão alcançadas.

Ele explica que é muito importante que as pessoas coloquem luz azul nas suas casas em apoio ao projeto que neste ano acontece de forma híbrida pela segunda vez. Um total de 1.200 pacientes selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde que estão passando por exames de fundo do olho e do pé diabético no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic Jorge Amado), no Jardim Primavera.  

Passarela da Ilha do Jegue recebeu luz azul – Foto Pedro Augusto

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, disse que os pacientes foram selecionados previamente num trabalho de busca-ativa que envolveu os Agentes Comunitários de Saúde. “Fizemos a seleção dos pacientes em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família. Encaminhamos os nomes para a coordenação do Mutirão do Diabetes. Agora, estão sendo atendidos pela nossa equipe multidisciplinar num trabalho magnífico”, afirmou.

Cada paciente recebeu convite e senha com hora marcada para passar pelos exames no Caic Jorge Amado, com o rigoroso cumprimento de protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19. O atendimento se utiliza de equipamentos tecnológicos avançados, com recursos de inteligência artificial, telemedicina, algoritmo e retinografia digital, inclusive com médicos especialistas em atendimento remoto depois da seleção de casos mais graves.

O evento foi lançado na noite de quarta-feira, dia 3, contando com a participação da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), vice-prefeito Enderson Guinho, secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini, coordenador de Comunicação, Afonso Dantas, autoridades, vereadores e artistas.

Há 17 anos, o Mutirão do Diabetes mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições na prevenção e controle  da diabetes na cidade. Foram 15 edições que aconteceram no formato tradicional, tendo inspirado mais de 25 municípios a realizarem o evento em várias regiões do Brasil.