A terceirização do Cemitério Campo Santo, da Santa Casa de Itabuna, e o fechamento da Unidade Coronariana do Hospital Calixto Midlej são dois dos destaques do “Bom Dia Interativa” deste sábado, dia 07. O programa, que vai ao ar das oito às dez da manhã, pela Rádio Interativa 93,7-FM, é apresentado por Ederivaldo Benedito-Bené e Jairo Araújo, com a participação do advogado Andirlei Nascimento.
As duas unidades, mantidas pela Santa Casa, estão sendo alvo de graves denúncias. Membros da Irmandade da instituição reclamam a falta de transparência nas ações da Provedoria e integrantes do corpo médico criticam a desestruturação da unidade cardiointensiva. Segmentos da população itabunense questionam porque o cemitério foi terceirizado.
Inaugurado em 1925, o Campo Santo é um cemitério mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, entidade filantrópica fundada por membros da irmandade liderada pelo Monsenhor Moyses. Localizado numa área entre os bairros Pontalzinho, Santo Antonio e Corbiniano Freire, é uma das mais antigas e tradicionais necrópole do sul da Bahia.
Implantada em 2012 para o atendimento de pacientes com afecções cardiológicas de origem clínica ou cirúrgica, a Unidade Coronariana de Terapia Intensiva possui treze leitos altamente equipados. Pioneira no interior da Bahia no tratamento de pacientes com disfunção cardiológica, até o início deste ano, tinha uma equipe multidisciplinar completa.
É preciso que a comunidade seja devidamente informada do que se passa nas Entidades que são patrimônio do povo, sobretudo a Santa Casa que leva no bojo de suas finalidades, ser, também, e sobretudo, uma instituição filantrópica, não podendo assim visar lucro a todo custo.
Estamos recebendo críticas graves no que se refere ao Cemitério não é de hoje. A diretoria, segundo as denúncias, vem adotando medidas incabíveis e inexplicáveis diante da sociedade itabunense. Porisso, abrimos espaços para, querendo, os senhores administradores daquela Instituição utilizem este veículo para esclarecimentos dos mecanismos utilizados para a terceirização do Cemitério Campo Santo. O porquê dessa decisão e como isso se processará. ITABUNA PRECISA E QUER TER CONHECIMENTO DOS FATOS.