Espécie não é comumente vista na costa norte-americana e chamou a atenção na praia de Seaside; Capturado pelo aquário local, o animal marinho será dissecado para estudos
Por Agência O Globo
Um peixe-lua de 45 quilos e pouco mais de um metro foi encontrado, na última quarta-feira, na praia de Sunset Beach, em Seaside, noroeste do estado norte-americano de Oregon, nos Estados Unidos . Colorido em um tom alaranjado, mas com marcas brancas e cores próximas à cabeça, o animal marinho foi considerado uma ocorrência rara na costa, já que vive nas profundezas do oceano.
— São peixes muito legais e normalmente não os vemos na costa. Foi muito emocionante para os habitantes locais — afirmou à CNN Keith Chandler, o gerente geral do Aquário de Seaside.
A instituição foi chamada assim que a espécie foi vista na praia, ainda pela manhã da última quarta-feira. Quando as equipes do aquário chegaram, o animal estava há menos de uma hora fora da água, diz a CNN. Mais tarde, segundo publicação do Aquário de Seaside, a agitação era grande para dar uma olhada no peixe-lua.
“Infelizmente, ele não apareceu vivo, mas chegamos antes dos pássaros”, completou Chandler.
Depois de capturado, o peixe-lua segue armazenado em um grande freezer com o Aquário de Seaside. A ideia é aproveitar o achado para entender um pouco mais sobre a espécie, dissecando o peixe com a ajuda de um grupo escolar. Segundo Chandler, o plano é obter todos os dados e aprender mais sobre o animal marinho.