O prefeito Fernando Gomes recebeu, na tarde da ultima terça-feira (17) em seu gabinete, o médico Rafael Andrade, superintendente do Hospital de Olhos Beira Rio. O encontrou foi para a apresentação do 15º. Mutirão do Diabetes que acontecerá no dia 23 de novembro em Itabuna. A apresentação foi feita por meio de vídeo que mostrou trechos das edições anteriores, depoimentos de grandes nomes da medicina brasileira que já participaram do evento e a proposta para este ano. O encontro teve ainda a presença do secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento e da superintende administrativa do Hospital de Olhos, Rose Cordeiro.
O idealizador do Mutirão do Diabetes informou ao prefeito que o projeto se tornou um modelo para outros municípios e estados brasileiros, a exemplo de Blumenau (SC) e uma grande referência na prevenção e diagnóstico do Diabetes. ´
O prefeito disse que já conhece de perto a campanha de combate ao diabetes e garantiu todo o apoio necessário para que o mutirão repita o sucesso dos anos anteriores. “É um projeto importante e grandioso por anteder todas as camadas das comunidades local e regional e que vem somar as ações do município no esforço de oferecer serviços essenciais gratuitos, especialmente na área de saúde, tendo como objetivo assegurar uma melhor qualidade de vida à comunidade, por isso o mutirão contará com todo o apoio do município”, reforçou o prefeito.Dr. Rafael Andrade lembrou que o Mutirão Diabetes começou em 2004, através de uma experiência que deu certo. “De lá pra cá, houve a evolução para um Mutirão Multidisciplinar e posteriormente um grande movimento de solidariedade com a participação em massa de toda a sociedade civil organizada e demais segmentos sociais e populacionais”, informou o médico.Ele conclui destacando que o mutirão hoje é considerado como a maior Campanha de Combate ao Diabetes do Brasil, destinada às pessoas diagnosticadas com o diabetes e na prevenção da doença por meio de exames e procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, do pé diabético e da pressão arterial, e nos casos graves tratamento da retina com laser. (ascom/PMI)