A empresa de ônibus Cidade de Porto Seguro, que opera o transporte coletivo no município, vem desrespeitando o decreto, tirando ônibus de circulação e promovendo aglomerações em seus veículos.
Na manhã desta sexta-feira (23), uma passageira fez o flagrante de um ônibus lotado e enviou para o Namidia News. De acordo com ela, a empresa tirou o carro que sai às 6:10 da manhã do bairro Paraguai. Dessa forma, quem precisa pegar a condução para o trabalho tem que caminhar até o Baianão e embarcar em veículos lotados. “Saímos de casa cedo, precisamos atravessar toda a ladeira que liga o Paraguai ao Baianão e ainda pegamos ônibus lotado”, disse a passageira.
Desrespeito ao decreto
Um decreto estadual, assinado pelo governador Rui Costa a fim de combater a pandemia da Covid-19, limita o número de passageiros em transportes públicos a 50% de sua capacidade. Ademais, o mesmo decreto obriga os veículos a disponibilizarem álcool gel para os passageiros. Conforme outro passageiro, o balconista Antônio Carlos, isso também não vem acontecendo. “Isso é um absurdo com a população, proliferam o Coronavírus, colocam nossas vidas em risco e não cumprem o decreto. Onde está a fiscalização que não coíbe essa vergonha?”, desabafou Antônio. De acordo com o site do Detran Bahia, para tornar o processo o mais seguro possível e evitar a contaminação pela Covid-19, alguns protocolos estão sendo exigidos, como a testagem periódica dos funcionários que atuam nos transportes e terminais e a ocupação da capacidade em 50%. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a Agerba estão acompanhando e fiscalizando.