A mineradora Vale informou, por meio de nota enviada à imprensa, o encerramento da operação de ferroligas de manganês em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A desmobilização da planta – pertencente à Vale Manganés – deve ser concluída até o final deste ano.
Na nota, o brupo afirmou que adotará as medidas possíveis para minimizar os impactos da medida.”A Vale Manganês tentou todas as alternativas viáveis, ao longo dos últimos dez anos, para manter a operação autossustentável e competitiva no mercado”, argumentou.
“A empresa está dialogando com o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho (STIM) diversas ações, entre elas, a negociação de um programa de desligamento voluntário, extensão da assistência médica para empregados e seus dependentes, apoio em processo de recolocação no mercado de trabalho e mapeamento de vagas para possível transferência de trabalhadores para outras operações da Vale”. À TV Bahia o sindicato afirmou que até 700 trabalhadores podem perder o emprego.