A mineradora Bamin assinou a ordem de serviço para início da primeira fase da obra de implantação do Porto Sul, em Ilhéus. Nesta primeira etapa construídas vias, pontes, redes elétrica e de água e sistema de sinalização. O porto será integrado à Fiol – ferrovia a cargo do governo federal, que pretende concedê-la à iniciativa privada – e a um projeto de exploração mineral em Caetité.
“O início desta primeira fase do projeto demonstra nossa confiança no Porto Sul, bem como na retomada econômica das regiões nas quais atuamos. É um esforço que evidencia o nosso compromisso em participar e contribuir ativamente com esta retomada”, afirma Alexandre Aigner, diretor financeiro e de Relações Institucionais da Bamin.
O investimento nas obras iniciais do porto de R$ 188 milhões. “Esta fase das obras vai gerar 400 empregos diretos no pico da implantação, com a expectativa de geração de outros 1.200 empregos indiretos”, completa o executivo. Mineradora e empreiteira vão adotar protocolos de proteção contra o coronavírus
“Este empreendimento entre o Governo do Estado e a Bahia Mineração vai possibilitar a saída dos nossos produtos (minério de ferro, grãos do oeste) e também será uma garantia para que a licitação da concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) possa ser realizada pelo Governo Federal”, comentou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Segundo o Ministério de Infraestrutura, o edital da concessão da Fiol deve sair no atual trimestre, com o leilão ocorrendo até o final do ano.
Bahia.ba