Em parceria com o governo estadual e a empresa alemã B. Braun, o Senai Cimatec já recuperou e devolveu para o Hospital Espanhol 100 bombas de infusão, utilizadas em UTIs. O insumo é usado para medicar ou alimentar pacientes.
As bombas de infusão estavam sem funcionamento desde 2014, quando o hospital encerrou as atividades. O prédio está envolvido em um litígio jurídico. Foi reaberto este ano em razão da urgência no enfrentamento da Covid-19. O Senai integra o sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
O gerente executivo Cimatec, André Oliveira, relata que inicialmente os equipamentos passsaram por serviços de desinfecção e triagem, para identificação dos defeitos. “A etapa seguinte é a substituição das peças necessárias e reparos, por fim a montagem e calibração, para depois fazer uma nova desinfecção antes de embalar”, contou.
Para o Secretário de Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, ““Este é um trabalho técnico do Senai Cimatec contando também com uma equipe da B.Braun, que está sendo feito de forma muito ágil”. Neste sábado (30) vão chegar à Salvador, via aeroporto, peças de reposição para o reparo de 100 novas bombas. Um primeiro lote foi recebido na terça-feira (26).
Bahia.ba