A visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Japão foi adiada porque os dois países concordaram em priorizar a luta contra o surto de coronavírus, informou nesta quinta-feira, 5, o principal porta-voz do governo japonês.
Os vizinhos asiáticos concordaram que a visita será realizada em um momento melhor e que será organizado um novo itinerário, disse o secretário-chefe do gabinete do Japão, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.
De acordo com Suga, o adiamento da visita de Xi, que estava originalmente planejada para o início de abril, não afetará as relações entre Japão e China.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que Xi visitará o Japão no momento mais apropriado. Segundo afirmou Zhao Lijian a repórteres em uma entrevista coletiva em Pequim, os dois países manterão uma estreita comunicação sobre o momento da viagem.
Questionado sobre os relatos de que o Japão vai impor uma quarentena a viajantes da China, Zhao disse que não estava ciente, mas acrescentou que os dois países tomarão medidas adequadas com base no desenvolvimento da epidemia.
Veja.com