Um dos principais nomes da oposição no Senado, Ciro Nogueira (PP-PI) criticou a primeira-dama Janja pelo episódio envolvendo o Tik Tok e o presidente da China, Xi Jinping. Para o parlamentar, a esposa de Lula “ultrapassou todos os limites”.
“Passou de todos os limites. Algumas situações constrangeram o país, constrangeram a nossa diplomacia, constrange o próprio presidente, que nessa última vez foi desautorizado e desmentido publicamente pela primeira-dama. Eu, que tenho um carinho pelo presidente Lula, um respeito por ele, espero que ele reveja essa posição. Não tem mais cabimento”, disse o senador em entrevista à Istoé.
O episódio comentado por Ciro se refere ao jantar em que Janja teria falado mal do Tik Tok para o presidente chinês. No encontro, não estava previsto que a primeira-dama fizesse uso da palavra e que a fala teria causado constrangimento aos presentes.
“O Brasil elegeu o Lula, não foi a Janja. Então, por mais que você tenha que respeitar o papel da mulher e o papel do homem que está a seu lado, essas pessoas têm que ter um limite e essa imagem da pessoa mandada, que não tem autonomia, tem prejudicado muito a autoridade de um presidente da República. E isso tem que ser revisto e eu espero que isso ocorra o mais rapidamente possível”, ressaltou Ciro.