Início » MENSAGEM DOMINICAL > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/05/25 – Jo21,1-19

MENSAGEM DOMINICAL > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/05/25 – Jo21,1-19

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho
Neste belíssimo evangelho, Jesus se manifesta pela terceira vez aos discípulos após sua ressurreição, o que aconteceu às margens do mar de Tiberíades.
O cenário nos remete a uma memória viva: os discípulos estão no lago, pescando, e mais uma vez, não conseguem nada por conta própria. É quando Jesus aparece, ainda não reconhecido, e lhes indica onde eles deviam lançar as redes. O resultado é uma pesca abundante!
A narrativa é carregada de simbolismo. A barca representa a Igreja, os discípulos somos nós, a rede é a missão, e o mar é o mundo. Quando agimos sozinhos, por nós mesmos, o resultado pode ser o fracasso. Mas quando deixamos que o Senhor nos conduza, os frutos de nossas ações, com certeza são abundantes.
É tocante ver Pedro se lançar ao mar ao reconhecer Jesus. Esse gesto fala de um amor impulsivo, sincero e arrependido. Ele que havia negado o Mestre três vezes, agora se entrega de corpo e alma, sem hesitar, ao reencontrá-lo. Jesus, com ternura, prepara uma refeição para os discípulos. Ele continua sendo o Servo que se doa até o fim.
Após a refeição, acontece o diálogo mais íntimo e restaurador entre Jesus e Pedro. Por três vezes, Jesus pergunta: “Pedro, tu me amas?”. E por três vezes Pedro responde: “Tu sabes que eu te amo”. A cada resposta, Jesus o confirma na missão: “Apascenta minhas ovelhas”.
Aqui, vemos que o amor é a base de toda missão. Jesus não cobra perfeição de Pedro, mas fidelidade e amor. O perdão de Jesus não apenas restaura Pedro, mas o envia, confiando-lhe a tarefa de cuidar dos outros. Isso vale para todos nós: mesmo com nossas falhas, Jesus nos chama e confia no nosso amor.
Este Evangelho nos recorda que a nossa vida cristã, precisa partir do encontro pessoal com o Ressuscitado. Só quem o encontra verdadeiramente é capaz de lançar-se com coragem à missão, de sair de si, de apascentar as ovelhas do Senhor, com humildade, compaixão e amor.
Que hoje, ao ouvirmos a voz do Senhor, possamos responder como Pedro: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”, e nos colocarmos a caminho, para anunciar o Ressuscitado com gestos concretos de amor…
TE DESEJO UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS O ABENÇOE!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário