Início » INTERNACIONAL >Rússia e Ucrânia trocam acusações de violar cessar-fogo nesta Páscoa

INTERNACIONAL >Rússia e Ucrânia trocam acusações de violar cessar-fogo nesta Páscoa

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, passaram este domingo (20) trocando acusações de violações ao cessar-fogo temporário proposto pelo russo para este feriado de Páscoa na Ucrânia, entre as 18h (meio-dia em Brasília) de ontem e 0h (6h da manhã no Brasil) de segunda-feira (21).

Zelensky relatou, desde ontem, supostas infrações do acordo proposto por Putin, acusado de “brincar com vidas humanas” pelo ucraniano que teve seu país invadido por tropas russas em fevereiro de 2022. E o Ministério da Defesa da Rússia reagiu acusando a Ucrânia de quebrar o cessar-fogo mais de 1.000 vezes, danificando a infraestrutura e provocando mortes de civis.

O presidente da Ucrânia publicou, neste domingo, em seu perfil do X, dados de relatório do comando de suas tropas, indicando 387 bombardeios e 19 ataques, com drones usados 290 vezes por parte das forças russas, desde o início do cessar-fogo proposto. Sendo 59 bombardeios russos, dezenas de ataques com drones e unidades russas; além de combates na cidade ucraniana de Starobilsk, Donetsk, Pokrovsk e Novopavlivka, e perto de Stepove, na direção de Zaporizhzhya. E já havia relatado ontem, que suas forças seguem em contraofensiva nos territórios russos de Kursk e Belgorod.

“Em todos os lugares, nossos guerreiros estão respondendo como o inimigo merece, com base na situação específica de combate. A Ucrânia continuará a agir simetricamente”, escreveu Zelensky.

O ministério russo, segundo a Reuters, rebate acusando a Ucrânia de disparar 444 vezes contra posições russas, com mais de 900 ataques de drones, citando ofensivas ucranianas contra Crimeia e áreas de fronteira em Bryansk, Kursk e Belgorod. E citou mortes e ferimentos entre a população civil, além de danos a instalações civis.

O presidente da Ucrânia cobrou que a Rússia cumpra integralmente as condições do cessar-fogo. E sugeriu a continuidade da discussão sobre a proposta de implementação efetiva e do cessar-fogo, com uma prorrogação por 30 dias, após a meia-noite deste domingo de Páscoa. “Agiremos de acordo com a situação real no terreno”, concluiu Zelensky.   Com informações do Diario do POder.

(Foto: Reprodução/X/@ZelenskyyUa)

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário