Por : Olívia Coutinho
No Evangelho de hoje, Jesus continua nos alertando sobre o perigo da riqueza: “É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Essas palavras de Jesus, direcionadas aos discípulos logo após o diálogo com um jovem rico que esteve às portas do Reino, mas não entrou, deixaram os discípulos apreensivos.
Pedro, acostumado a falar em nome do grupo, questiona Jesus, já que eles, ao contrário do jovem rico, haviam deixado tudo para segui-Lo: “Nós deixamos tudo e Te seguimos. O que haveremos de receber?”. Mesmo convivendo com Jesus, os discípulos ao fazer esta pergunta, ainda não haviam entrado na dinâmica do Reino; continuavam presos à mentalidade do mundo, uma mentalidade interesseira, que busca recompensa por tudo o que se faz.
Jesus os tranquiliza, garantindo que nenhum deles ficaria sem recompensa por terem deixado tudo para segui-Lo: “Todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna”. É importante não interpretarmos esse versículo ao pé da letra. Sabemos que o seguimento a Jesus é exigente, mas, em momento algum, Ele nos pede para abandonar nossa família. O que Jesus nos pede é que coloquemos o Reino de Deus como prioridade na nossa vida, à frente, até mesmo, da nossa família. O que devemos abandonar de fato, é o egoísmo, a ganância, pois esses sim, são os grandes inimigos do Reino dos Céus, inimigos que distanciam o humano do humano e, consequentemente, o humano do Divino.
Podemos observar que, no nosso convívio em comunidade, vamos ganhando novos irmãos, novas mães, valores que ampliam a nossa família e nos trazem uma valiosa recompensa!
“Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.” Com essa afirmação, Jesus subverte as expectativas humanas. Ou seja, no Reino de Deus, a hierarquia é invertida: aqueles que hoje são exaltados pelo mundo, serão os últimos aos olhos de Deus e os considerados insignificantes aos olhos do mundo serão exaltados por Ele. Essa inversão de valores presente no mundo, nos desafia a reconsiderarmos nossas prioridades e a avaliar a nossa vida, à luz do Evangelho.
DESEJO-LHE UM SANTO DIA!
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “E MUITOS QUE AGORA SÃO OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS.”
41