Por Olívia Coutinho
O Evangelho proposto para a nossa reflexão nesta segunda-feira, chama nossa atenção sobre a importância da fé e da oração sincera! Para que uma realidade que nos é desfavorável possa se reverter, é preciso confiar na possibilidade dessa mudança, e essa confiança se chama fé! Só confia que algo pode mudar quem tem fé, pois, para quem tem fé, o impossível não existe.
A narrativa diz, que Jesus, ao chegar com Pedro, Tiago e João da montanha, onde havia ocorrido a sua transfiguração, Jesus se depara com os outros discípulos em dificuldades. Eles estavam cercados por uma multidão e alguns mestres da Lei que discutiam com eles. Assim que a multidão avistou Jesus, muitos, surpresos, correram para saudá-lo. Ao tomar conhecimento do que estava acontecendo, através do pai de um menino possuído por um espírito maligno, que fora levado aos discípulos para ser libertado, mas estes, não conseguiram libertá-lo, Jesus lamenta: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos?” Esse lamento de Jesus não foi direcionado apenas aos discípulos, mas a todos que estavam ali. O pai do menino, mesmo reconhecendo-se fraco na fé, recorre a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.” Ao que Jesus responde: “Se podes! Tudo é possível para quem tem fé.” E o menino, finalmente, é libertado do mal que tanto o afligia. Aqui vemos a importância da fé: foi a falta de uma fé firme que impediu os discípulos de libertar aquele menino. Vale lembrar, que Jesus havia dado a eles o poder de curar e expulsar os espíritos impuros. No entanto, os discípulos ainda tinham muitas dúvidas, e sua fé não era suficientemente madura, ainda mais quando estavam longe da presença física de Jesus.
Mais tarde, em casa, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” E Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.”
Isso nos ensina que só conseguimos nos libertar e libertar o outro pelos caminhos da fé. Precisamos ter consciência de que fé e oração estão intimamente ligadas: só reza, quem tem fé e só tem fé quem reza! Mas é importante aprofundarmos um pouco mais sobre as diversas formas de oração. Nossa oração não deve se resumir à repetição mecânica de palavras decoradas. A oração verdadeira, aquela que chega a Deus, brota do coração, nasce do nosso diálogo sincero com Ele. E só compreende os desígnios de Deus, quem tem fé!
Meu irmão e minha irmã, a fé transcende a razão, ela não está submetida à lógica dos homens. Por mais poderoso que seja o intelecto humano, a fé não pode ser alcançada apenas pelo conhecimento, pois ninguém chega a Deus pela capacidade humana, mas sim pelos caminhos da fé. Pela fé, podemos nos transformar e transformar a vida do outro.
Fé não se explica, vive-se!
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “TUDO É POSSÍVEL PARA QUEM TEM FÉ.”
12