Início » MENSAGEM DO DIA > “ESTÁS VENDO ALGUMA COISA?”

MENSAGEM DO DIA > “ESTÁS VENDO ALGUMA COISA?”

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho
O evangelho de hoje nos apresenta a cura de um cego realizada por Jesus em dois momentos. Primeiro, Jesus o conduz para fora do povoado, afastando-o da multidão. Esse detalhe nos ensina que, para enxergarmos verdadeiramente, muitas vezes precisamos sair do ambiente que nos limita, que nos impede de ver com clareza.
No segundo momento, Jesus toca nos olhos do cego e lhe pergunta: “Estás vendo alguma coisa?” Aos poucos, sua visão vai sendo restaurada até que ele passa a enxergar claramente. Isso nos mostra que a transformação espiritual acontece gradualmente, num processo que exige paciência e abertura ao agir de Deus.
Este cego representa aqueles que vivem na escuridão da alienação, manipulados por influências que os impedem de enxergar a verdade. Muitos são conduzidos por interesses alheios, sem perceber as injustiças e corrupções ao seu redor. Assim como Jesus curou aquele homem, Ele deseja abrir os olhos de todos que ainda não compreendem sua mensagem.
Em todas as curas que Jesus realizava, havia um movimento, um gesto, uma palavra, um ensinamento. Nada acontecia de forma mágica, mas sim com propósito, paciência e, sobretudo, com amor. Isso nos convida a refletir sobre nossa própria caminhada: será que temos nos deixado conduzir por Jesus para enxergar melhor a verdade?
A pior cegueira não é a física, mas a do coração, aquela de quem se recusa a enxergar para não ter que mudar de vida. Quantos, em nossos tempos, vivem nessa condição, presos a ideias que os afastam do Evangelho. Para que nossos olhos se abram, precisamos, assim como o cego, buscar momentos a sós com Jesus, longe da confusão da multidão. Só assim poderemos fortalecer nossa identidade e não nos deixarmos levar por pensamentos que distorcem o sentido da fé.
Por fim, Jesus orienta o homem curado: “Não entres no povoado”. Ou seja, não volte à antiga cegueira, ao ambiente que o impedia de ver. Essa é uma mensagem para nós também: quando Jesus nos ilumina, não devemos voltar à escuridão de antes.
Pensemos nisso…
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário