O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta segunda-feira (17), as políticas do governo de Donald Trump, durante um evento em Angra dos Reis (RJ).
Em seu discurso, o petista questionou as recentes decisões da Casa Branca, especialmente em relação à deportação de imigrantes e ao que considera um retrocesso nos valores históricos dos Estados Unidos, como o livre mercado.
Lula ainda destacou o papel dos imigrantes na construção da economia americana e condenou a política de expulsão de latino-americanos.
“Os imigrantes que foram para os Estados Unidos ajudaram a construir aquela pátria grande, ajudaram a construir a riqueza dos Estados Unidos, até vota a maioria. E resolveram mandar embora os latino-americanos que foram para lá fazer trabalho que os americanos já não queriam mais fazer”, afirmou.
Em seguida, o presidente fez críticas ao que vê como contradições nos princípios de liberdade defendidos pelos EUA.
“E aí eu fico pensando. Cadê a democracia? Cadê o respeito ao livre trânsito do ser humano, se você tem livre trânsito de capital? Cadê o livre comércio que foi tão apregoado?”, questionou o presidente.
Foto: Ricardo Stuckert/PR