Por Olívia Coutinho
No Evangelho de hoje, vemos duas situações que sensibilizaram Jesus diante das necessidades humanas: por um lado, o cansaço dos apóstolos, que voltavam de uma exaustiva missão, e, por outro, a necessidade do povo, que buscava n’Ele um alento para suas vidas. Com a convivência com Jesus, os apóstolos foram ganhando cada vez mais a confiança do povo, que passou a procurá-los com a mesma intensidade com que buscava e confiava em Jesus. A procura por eles aumentou tanto que mal tinham tempo para se alimentar.
Embora felizes com o sucesso da missão, o cansaço dos apóstolos era visível, o que tocou profundamente Jesus. Ele, então, os convida a se retirarem para um lugar deserto, onde poderiam descansar e repor suas energias, afinal, a missão deles estava apenas começando… No entanto, esse descanso planejado por Jesus não foi possível, pois, ao vê-los partir, uma multidão correu ao seu encontro. Movido de compaixão por aquele povo, que era como ovelhas sem pastor, Jesus prioriza a necessidade deles e transforma aquele local, que deveria ser um lugar de descanso, em mais um momento de sua pregação.
Ao contrário da insensibilidade tão presente nos dias de hoje, onde muitas vezes o trabalhador é visto apenas como uma máquina para gerar lucro, Jesus valoriza a dignidade humana. Ele se compadece dos que não têm seus direitos respeitados. Como Ele, também devemos cultivar a compaixão, que é muito mais do que sentir pena ou dó. Ter compaixão é tomar para si a dor do outro, chorar com ele e se inteirar de suas necessidades para ajudá-lo.
Como operários na construção do Reino de Deus, também precisamos de descanso e de um retiro interior, um tempo para mergulharmos no mais profundo do nosso ser, buscando o sentido do nosso existir e da nossa missão. Isso nos fortalece e nos motiva a seguir firmes na caminhada.
A narrativa nos alerta ainda sobre a importância de administrarmos bem o nosso tempo e respeitarmos nossas limitações. De nada adianta fazermos muitas coisas se não as fizermos bem. O descanso e o recolhimento interior são fundamentais para a qualidade daquilo que realizamos. Hoje, Jesus nos convida a um descanso semanal especial: a participação na Missa Dominical. Nesse encontro sagrado, recebemos a Eucaristia, alimento que nos fortalece na fé, renova nossas energias e nos motive a continuar nossa missão…
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – Mc6,30-34
19