O Partido Liberal (PL) cobrou esclarecimentos da Procuradoria-Geral da República (PGR), sobre as denúncias de influência política e interferência eleitoral da United States Agency for International Development (USAID), nas eleições presidenciais de 2022. Em documento assinado pelo secretário de Relações Internacionais e Institucionais do partido, deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), a sigla cita as recentes denúncias do pesquisador e ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mike Benz, que afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda seria presidente do país se não fosse essas supostas interferências. As interferências denunciadas terão ocorrido durante o governo do democrata Joe Biden
“Diante dessas revelações, é fundamental que o Congresso Nacional e demais instituições competentes investiguem o financiamento e a atuação dessas organizações em território brasileiro. Transparência e soberania não podem ser negociadas. Além disso, é necessário que o Itamaraty e os órgãos de inteligência avaliem os riscos dessa interferência para a segurança institucional e política do Brasil”, escreveu Eduardo.
O parlamentar afirmou ainda que está preparando requerimentos de informação ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de esclarecer o financiamento das entidades.
Além disso, Eduardo Bolsonaro disse que denúncias formais serão apresentadas à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Veja abaixo o documento completo:
![](https://uploads.diariodopoder.com.br/2025/02/9e0ed3f1-pl-com-requerimento-2-525x640.jpeg)
Por: Diário do Poder
(Foto: Elza Fiúza/ABr).