Início » MENSAGEM DO DIA > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 13/01/25 – Mc 1,14-20

MENSAGEM DO DIA > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 13/01/25 – Mc 1,14-20

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho
O Evangelho de hoje nos fala sobre os primeiros passos de Jesus em sua vida pública, quando Ele inicia o seu ministério. Tudo começa em um momento conflituoso, logo após a prisão de João Batista. Esse fato, porém, não intimidou Jesus; pelo contrário, deu-lhe ainda mais coragem para cumprir a vontade do Pai.
A prisão de João Batista, embora tenha marcado um período de grandes turbulências, também sinalizou o início de uma Nova Era: um tempo em que as promessas de Deus começaram a se cumprirem com a chegada do Messias.
“O tempo já se completou, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
Jesus chega à Galileia proclamando a Boa Nova do Reino de Deus e chamando o povo à conversão, ou seja, a uma mudança de vida. A resposta imediata dos seus primeiros seguidores: Simão, André, Tiago e João é impressionante. Ao serem chamados por Jesus, eles deixam imediatamente suas redes e passam a segui-lo.
A pesca, que era a ocupação desses homens, simboliza nossas próprias ocupações e afazeres cotidianos. Muitas vezes, essas atividades podem nos distrair, ocupar todo o nosso tempo e nos impedir de ouvir e de aceitar o chamado de Jesus. No entanto, para esses primeiros discípulos, foi diferente: eles abriram mão de tudo para seguir o Mestre.
É fundamental compreendermos que, ao dizer: “O Reino de Deus está próximo”, Jesus está falando de si mesmo. Ele é a presença viva do Reino de Deus entre nós!
Graças ao testemunho de João Batista, Jesus não iniciou o seu ministério como um desconhecido. Antes de dar início à sua missão, muitos já sabiam que Ele era o Messias, pois João, não apenas falou sobre Ele, mas também o apresentou ao povo: “Eis o Cordeiro de Deus…”
O fato de Jesus ter chamado pessoas simples, como os pescadores, não significa que o chamado de Jesus seja restrito a um grupo específico. Seu convite é aberto a todos, independentemente da condição de vida ou história pessoal.
Devemos ter em mente que Jesus não espera pela nossa conversão para nos chamar a segui-lo. Ele nos chama como somos, mesmo em nossas fraquezas e pecados. A conversão é um processo contínuo, que acontece à medida que nos envolvemos com Ele e permitimos que Sua graça transforme nossas vidas.
Ao refletirmos sobre esta passagem do Evangelho, somos convidados a avaliar a nossa disposição em responder ao chamado de Jesus. Ele nos chama a abandonar nossas “redes”, ou seja, aquilo que nos prende, para abraçar o projeto de Deus e segui-lo com prontidão e confiança…
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário