Olívia Coutinho
Saber que Jesus é o Filho de Deus, é apenas o primeiro passo de uma caminhada com Ele. Sem uma experiencia profunda com Jesus, ficamos somente no conhecimento teórico, não adentramos no mistério.
O Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre a importância de conhecer Jesus de nos tornarmos íntimos Dele.
O texto narra um momento muito especial na história da salvação, o momento em que João Batista, ao ver Jesus passar, proclama com veemência apontando Jesus para dois de seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus!” Ao ouvirem estas palavras, esses discípulos passam a seguir Jesus.
João, se referiu a Jesus, como “Cordeiro” porque ele sabia, que Jesus seria sacrificado pelos os pecados da humanidade. (no antigo testamento sacrificava-se cordeiros, para pagar os pecados do povo.) E Jesus tomaria para si, o lugar do cordeiro, dando o seu sangue para lavar os pecados da humanidade…
Ao perceber que os dois discípulos de João, caminhavam atrás dele, Jesus volta-se para eles e pergunta-lhes: “O que estais procurando? Eles responderam com outra pergunta: “Rabi (Mestre) onde moras”?” Jesus não diz onde morava, mas faz a eles um convite: “Vinde ver!” A expressão: “Vinde ver,” não significa que Jesus estivesse convidando-os a conhecerem um local físico, até porque, Jesus não tinha uma residência fixa, Ele próprio já dissera: “O filho do homem não tem onde recostar a cabeça.” Mt8,20. Ao dizer: “vinde ver” Jesus estava convidando aqueles discípulos de João, a fazerem uma experiência com Ele, é como se Ele quisesse dizer: “venham, fique comigo e verás onde moro, o que eu faço e sabereis quem eu sou!” Foi o que estes discípulos fizeram, foram com Jesus, conheceram o seu cotidiano e neste convívio, direto com Ele, descobriram quem era Jesus e começaram a segui-lo de vez e a falar Dele com outras pessoas.
O testemunho destes primeiros seguidores de Jesus, levou muitas outras pessoas ao encontro Dele. E é graças ao testemunho deles e dos demais discípulos que conviveram diretamente com Jesus, que agora, nós, os discípulos de hoje, estamos aqui: eu, você, juntos, caminhando na mesma direção, buscando um entendimento melhor da sua palavra, para melhor vivê-la.
Quando permitimos que Jesus entre na nossa vida, somos contagiados por uma alegria que não pode ser contida. O testemunho se torna natural, e o desejo de levar outros ao encontro de Jesus, se transforma em missão.
Só podemos dizer que conhecemos Jesus, quando fazemos uma experiência pessoal com Ele! É na convivência com Jesus, que vamos contribuindo para que Ele se torne mais conhecido no mundo através do nosso testemunho…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “VINDE VER”
29