Por Olívia Coutinho
Deus tinha vários meios mais práticos para chegar até a nós, mas Ele quis vestir-se da fragilidade humana para estar mais próximo de nós, quis passar pelo o mesmo processo que nós passamos, para chegarmos ao mundo. O Evangelho de hoje nos mostra algumas das dificuldades que José e Maria tiveram que enfrentar para proteger o Menino Jesus. Desde o início, eles vivenciaram provações, como a falta de um lugar digno para o nascimento de Jesus e, posteriormente, a fuga para o Egito. Após a visita dos Magos, José foi alertado por um anjo em sonho: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.” Imediatamente, José tomou Maria e o Menino e partiram rumo ao exílio, fugindo da fúria de Herodes, que, em sua ânsia de manter-se no poder, ordenou a morte de todas as crianças com menos de dois anos. Herodes, em sua crueldade, buscava eliminar o Salvador da humanidade.
Essa passagem nos faz refletir sobre as inúmeras famílias que, como a Sagrada Família, ainda hoje enfrentam o drama do exílio. Hoje, vemos pais fugindo de guerras para proteger seus filhos, famílias migrando para escapar da violência das drogas, ou ainda aquelas que, iludidas por falsas promessas, deixam suas raízes (sua terra) e acabam em situações de vulnerabilidade nas grandes cidades.
O grito dos inocentes, ecoando desde os tempos de Herodes, ainda ressoa em nossos dias. Milhares de crianças são vitimadas, não apenas pela violência direta, mas pela fome, a mais cruel das armas modernas. Essa realidade nos convoca a sermos instrumentos de justiça, defensores dos indefesos.
Como seguidores de Jesus, somos chamados a denunciar toda forma de violência e negligência contra os inocentes, crianças e adultos, reconhecendo que a indiferença também mata. A diferença entre tirar a vida e deixar morrer é mínima, e nosso compromisso com a vida, exige ação concreta em defesa dos muitos irmãos que não têm voz e nem vez.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “…PEGA O MENINO E SUA MÃE E FOGE PARA O EGITO!”
96
postagem anterior