Início » MENSAGEM DO DIA > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA: Jo 20,2-8

MENSAGEM DO DIA > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA: Jo 20,2-8

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho

Ainda no clima do Natal, somos convidados a celebrarmos a festa de São João, apóstolo e evangelista, conhecido como o “discípulo amado”. Ele representa todos os discípulos de Jesus, os de ontem e os de hoje, pois o amor de Jesus, abarca a todos de maneira plena e infinita.
O amor e a fidelidade de João a Jesus, nos oferecem profundas lições. Ele esteve ao lado do Mestre em momentos cruciais: repousou a cabeça no peito de Jesus na última ceia, permaneceu aos pés da cruz recebendo Maria como sua e nossa mãe e, diante do túmulo vazio, ele não precisou entrar para reconhecer a ressurreição de Jesus.
O Evangelho de hoje nos apresenta a primeira evidência da ressurreição: o túmulo vazio. Maria Madalena foi a primeira a constatar este fato, mas, consumida pelo sofrimento e pela aparente ausência do Senhor, ela não compreendeu imediatamente o que isso significava. Seu coração mergulhado na dor a levou a pensar que haviam levado o corpo de Jesus.
Ao encontrar Simão Pedro e o outro discípulo amado, Maria Madalena desabafou: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” Pedro e João correram até o sepulcro. Pedro entrou e viu que o corpo de Jesus não estava ali, mas foi João quem, ao observar o túmulo vazio, acreditou profundamente: “Jesus ressuscitou!”
A experiência de Maria Madalena reflete a nossa condição em momentos de dor. Muitas vezes, diante do sofrimento, enxergamos apenas “túmulos vazios” em nossa vida. No entanto, somos chamados a abrir os olhos da fé e a fazer a experiência do Cristo Ressuscitado. É com Ele que encontramos a força para transformar sofrimento em alegria e morte em vida nova.
A alegria é o sinal de quem vive a ressurreição de Jesus. É a marca de quem absorve a sua luz e se deixa iluminar por ela, irradiando esperança e renovação.
Assim como João, somos chamados a “ver e acreditar”, a confiar no Ressuscitado, que nos conduz para além dos túmulos frios e nos dá a vida plena.
O ser humano, quando tocado pelo o amor do Cristo Ressuscitado, abraça a vida em toda sua dimensão, tornando fonte de luz a tirar da escuridão muitos corações sombrios…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário