25
PorOlívia Coutinho
O evangelho da missa desta manhã, nos apresenta O Cântico de Zacarias, também conhecido como Benedictus, é um hino de louvor e ação de graças a Deus, proclamado pelo pai de João Batista após o nascimento de seu filho e a restauração de sua fala. Nesse cântico, Zacarias exalta a fidelidade de Deus às suas promessas, destacando o cumprimento da aliança com Abraão e a vinda do Salvador, que traria a libertação ao seu povo.
Já dentro do Espírito do Natal, este cântico de Zacarias, ganha um significado especial, pois nos lembra que a vinda de Jesus ao mundo é o ápice dessa promessa de Deus. O nascimento de Cristo é a realização do plano de salvação, a luz que se levanta nas trevas, como menciona Zacarias: “Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol nascente nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos passos no caminho da paz” (Lc 1,78-79).
Nestes últimos instantes que nos separa da grande Festa da vida, somos convidados a contemplar a misericórdia de Deus que se revela na fragilidade do Menino Jesus. Assim como Zacarias reconheceu a intervenção divina na história, somos chamados a abrir os olhos para perceber os sinais da presença de Deus em nosso cotidiano. O Natal nos traz a certeza de que Deus não nos abandona; Ele entra em nossa humanidade para nos conduzir à plenitude da vida.
O cântico de Zacarias, também nos lembra da nossa missão. Assim como João Batista foi chamado a preparar os caminhos do Senhor, somos convidados a ser instrumentos de paz e de luz, especialmente em um mundo tão marcado por sombras e divisões. O espírito do Natal nos impele a viver a compaixão e a esperança, sendo testemunhas do amor de Deus que se faz presente entre nós.
Que ao celebrarmos o Natal, possamos nos unir ao cântico de Zacarias, louvando a Deus por Sua fidelidade e permitindo que a luz de Cristo ilumine nossas vidas e nos inspire em nossas ações…
DESEJO A TODOS UM SANTO NATAL!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho