Por Natal Paixao
Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: «Está escrito: Minha casa será casa de oração. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões». Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.
* Palavra da Salvação!
* Glória a vós Senhor!
“EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA”
“Jesus anuncia o final do Templo de Jerusalém”
Hoje, Jesus protagoniza um gesto cujo alcance iria muito mais longe que o simples fato da expulsão dos “vendedores”: Está fora de dúvidas que Ele anunciou o fim do Templo e, precisamente seu final teológico, histórico-salvífico. O confirma, além do “Discurso Escatológico”, a expressão “Vede, vossa casa ficará deserta” (Mt 23,38).
Jesus Cristo amou o Templo como propriedade do Pai e se comprazia em ensinar nele. O tinha defendido como “casa de oração” para todas as nações e tentou prepará-lo para esta finalidade. Mas sabia também que a época deste Templo estava acabada e chegaria algo novo que estava relacionado com sua morte e ressurreição. Havia no ar uma mudança de alcance universal e de sentido imprevisível: Deixaria de ser a “casa de Deus”…
—O Templo com seu culto ficou “demolido” na crucifixão de Cristo; em seu lugar agora está a Arca da Aliança viva de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado.
* Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo!
* Para sempre Seja louvado 🙏