Agricultores familiares e representantes dos Conselhos Municipal de Assistência Social e de Desenvolvimento Rural de Itabuna participaram na manhã de hoje (08) de uma reunião na sede do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) com a presença do Secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, e do Coordenador do PAA, Roberto Pacheco, com a finalidade de planejar a operação do PAA.
“Esta é uma oportunidade fantástica que Itabuna está tendo, de retomar o PAA, de estimular nossa agricultura familiar e consequentemente movimentar nossa economia. Itabuna foi o único município da Bahia a ser beneficiado com a liberação da verba”, destacou o Secretário Jorge Vasconcelos. O coordenador do Programa, Roberto Pacheco, completou ressaltando que para estes primeiros três meses (janeiro, fevereiro e março/2020) o governo federal liberou R$ 200 mil.
“Foram 10 meses de preparação para esse momento. Nossa meta agora é comprar os produtos do PAA ainda este mês, por este motivo estamos reunidos, para definir ações para que o programa comece a funcionar já”, frisou Roberto Pacheco. Um total de 12 instituições serão receptoras dos produtos do PAA, e uma média de 10 associações, entre elas, Ribeirão Seco, Roça do Povo, Morumbi e Itamaracá, irão abastecer o programa nestes primeiros três meses através de 67 agricultores familiares.
Pacheco explica que estes agricultores foram previamente cadastrados, quando na oportunidade conseguiram provar que estão aptos para atender ao programa. E aproveita para finalizar salientando que todo o trabalho realizado será alinhado com a supervisão e fiscalização dos Conselhos da Assistência Social e do Desenvolvimento Rural.