Início » MENSAGEM DO DIA > “E O SENHOR ELOGIOU O ADMINISTRADOR DESONESTO…”

MENSAGEM DO DIA > “E O SENHOR ELOGIOU O ADMINISTRADOR DESONESTO…”

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho

Vivemos em um mundo onde muitas vezes prevalecem o individualismo e a competição. O valor de uma pessoa, para muitos, é definido pelo o que ela possui, e não pelo o que ela é. Neste contexto materialista, o dinheiro se torna, para alguns, quase que um deus. Há pessoas que são tão obcecadas por dinheiro, que chegam ao cúmulo de assimilar a falta de esperteza, como causa do seu fracasso na vida.
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, narra a parábola do administrador infiel.
Nesta parábola, Jesus nos apresenta um administrador que, ao saber que seria demitido por sua má administração, age astutamente para garantir seu futuro. Ele reduz as dívidas dos devedores de seu patrão, buscando assegurar favores futuros. Esta atitude nos leva a refletir sobre os “filhos deste mundo,” que são frequentemente mais astutos em lidar com os recursos terrenos do que os “filhos da luz.”
Jesus, com sabedoria, não está elogiando a desonestidade, mas sim, a capacidade de agir com inteligência e rapidez, algo que também é necessário aos “filhos da luz”. Através deste exemplo, somos convidados a usar nossos talentos, tempo e bens de maneira consciente e prudente, voltados não para a nossa própria vantagem, mas para o bem maior e para o Reino de Deus. Os recursos que temos, sejam financeiros, intelectuais ou espirituais, devem ser administrados como uma responsabilidade sagrada, pois tudo nos foi confiado por Deus.
A atitude do administrador desonesto nos convida a refletir sobre como estamos nos preparando para o futuro eterno. Ele age com astúcia para assegurar sua segurança no futuro próximo; nós, como cristãos, deveríamos ser ainda mais prudentes, investindo naquilo que é eterno. Com esta parábola, Jesus nos chama à criatividade e à diligência na administração dos dons divinos, lembrando-nos de que a nossa vida é um bem precioso que pertence a Deus e que, um dia, prestaremos conta de nossa administração.
Como filhos da luz, precisamos ter a mesma pressa e empenho do administrador, porém, para nos libertarmos das armadilhas do pecado, do egoísmo e da ganância, buscando o que verdadeiramente permanece. Jesus nos convida a uma decisão corajosa: trocar os bens efêmeros deste mundo pelos bens duradouros que se encontram na eternidade.
Coloquemos o nosso coração no “ser” ao invés de no “ter”, reconhecendo que os valores do Reino não se encontram naquilo que acumulamos, mas no amor que partilhamos…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
FIQUEM NA PAZ DE JESUS
Reflexão de Olivia Coutinho.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário