“Quem vive aqui, sabe o valor dessa Conquista.” São 184 de emancipação política de Vitória da Conquista, cidade que se destaca como polo regional do Sudoeste da Bahia e Norte de Minas, valorizando seus filhos, os conquistenses, e acolhendo pessoas de todas as partes, carinhosamente chamadas de “conquistados.” Para celebrar a data, neste sábado, 9 de novembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista promove uma programação especial, com missa, ato cívico e o encerramento da Semana da Cultura Evangélica, com a Marcha para Jesus. Na sexta-feira, dia 8, às 16h, o Governo Municipal entregará à comunidade de Pradoso a Praça Abdias Soares totalmente revitalizada.
A 3ª edição do Cyber Conquista, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), também faz parte da programação de aniversário. O evento, que começou na noite de ontem (5) e segue até sexta-feira (8), traz como tema “Biomas do Brasil, Cidades Inteligentes: Saberes, Sabores e Diversidade.” As atividades são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Glauber Rocha, com palestras, oficinas, workshops, exposições e estandes que oferecem a todos a chance de explorar inovações em artes, ciências, tecnologia e empreendedorismo.
No sábado, a programação inicia com a tradicional Missa em Ação de Graças, às 9h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, celebrada pelo padre Irineu Moreira Meira. Em seguida, às 10h30, ocorre o ato cívico na Praça Joaquim Correia, em frente à Prefeitura, com a presença de autoridades cívicas e militares.
À tarde, a tradicional Marcha para Jesus começa às 16h, saindo da Praça Norberto Aurich, com a animação da Banda Benai Elohim. Os fiéis seguem pela Avenida Integração em direção ao Centro Cultural Glauber Rocha, onde, às 19h, será realizado um show com o cantor Lukas Agustinho e a dupla gospel Jefferson e Suellen. O evento, que encerra a Semana da Cultura Evangélica, terá um momento de oração pela cidade e pelas autoridades, com a presença da prefeita Sheila Lemos e do Legislativo Municipal.