Recebi na noite de ontem, 18, no apartamento, a visita de Luiz Henrique Brandão ( TIPEN BRANDAO), filho do saudoso e inesquecível Titio Brandão que, em nome da família, convidou-me para falar, hoje ( dia 19 de setembro) sobre a trajetória do seu pai, o grande comunicador e homem público, o radialista Titio Brandão.
Durante o nosso diálogo, TIPEN externou que já havia comunicado ao secretário de Governo, ROSIVALDO PINHEIRO que a família deseja que eu saudasse a memoria do amigo e comunicador que seria homenageado pelo poder público municipal de Itabuna.
Quando a prefeitura divulgou, ha meses atrás, que iria reurbanizar aquela área da então Praça do Trabalho ( bairro Pontalzinho) e que receberia o nome do comunicador, o representante do futuro homenageado procurou-me e convidou-me para que eu falasse sobre a vida e profissão de Titio Brandão.
O diálogo prosseguia e Tipen disse-me que estava aguardando a resposta da secretaria de GOVERNO, isto é , de ROSIVALDO PIMHEIRO que, até aquele momento não tinha dado nenhuma resposta.
Ponderei ao visitante que se não fosse a eleição estando tão próxima e o governo municipal sabendo do meu posicionamento político em relação à sucessão do prefeito Augusto Castro, sabia que essa autorização solicitada não seria atendida , como não foi.
Nos despedimos e eu disse a Tipen que estaria acordado às 8h da manhã de hoje, 19. Recebo um zap pela manha informando-me que o ROSIVALDO PINHEIRO nada lhe havia comunicado. Tranquilizei o amigo e disse-lhe que extavava feliz porque ,ao longo dos anos, tanto nos jornais, como na televisão, eu cobrava esta homenagem a Titio Brandão, como a outras personalidades da vida pública de Itabuna.
A PRAÇA foi inaugurada e membros da família Brandão falaram e agradeceram a homenagem prestada ao Silvio Santos ( TITIO BRANDAO) da comunicação itabunense daquela época.
QUEM FOI TITIO BRANDAO ?
Antonio Brandão de Jesus ( TITIO Brandao) nasceu em Feira de Santana , Bahia, em 11 de maio de 1927. Chegando em Ilhéus com os pais, estudou até a 5a série primária nos colégios da cidade e, com 16 anos de idade começou a trabalhar na Rádio Cultura de Ilhéus, sendo office-boy e datilografo. Um certo dia faltou um locutor ( o âncora de rádio hoje) por motivos de saúde, e o diretor, Sr. Assef, convidou Titio Brandão para substitui-lo, pois sua voz já chamava a admiração de todos, principalmente do diretor.
Nessa mesma época, aos 16 anos, já fazia um trabalho social belíssimo, arrecadando presentes no comércio local de Ilhéus para distribuir aos mais carentes e assim surgiu o apelido famoso de Titio Brandão, começando também no estúdio da Rádio o programa ” Nossa gente pequenina “, no qual as crianças cantavam e reviravam poesias. Na sequência, conseguiu, a pedido da população, fazer, no auditório do Clube dos Comerciários de Ilhéus, o Show dos Calouros com a cunhada e cantora Norma de Assis, além de realizar grandes eventos como o Dia das Maes, Dia das Crianças, dos Pais e o Natal das crianças carentes, sempre com a distribuição de vários presentes.
Devido ao seu bom trabalho no Rádio, foi convidado para inaugurar e trabalhar na Rádio Clube de Itabuna ( hoje Nacional), convidado pelo saudoso jornalista Otoni Silva, diretor geral da emissora naquela época.
Nesse mesmo período trouxe para trabalhar a cunhada e cantora Norma de Assis, Alfa Santos e Romilton Teles.
Casando- se com Cleonice Prazeres de Assis, construiu uma linda e grande família com 23 filhos, 29 netos, 33 bisnetos e 2 tataranetos.
Chegando em Itabuna, foi, em 1962, VEREADOR VOLUNTÁRIO ( trabalhando sem salário durante 4 anos) e trouxe a esta cidade, pela primeira vez na Bahia em Itabuna, o Rei Roberto Carlos@, Nelson Ned, Ângela Maria, Waldick Soriano, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, dentre outros, como também o Palhaço Carequinha.
Criador do Natal da Criança Pobre, distribuindo mais de mil presentes na época, idealizou também o Dia das Maes, Dia dos Motoristas, etc.
No bairro do Pontalzinho foi um dos fundadores do Clube Social do Pontalzinho, do bloco carnavalesco Os Quizimbas, bloco carnavalesco Unidos do Pontalzinho, e como homem público conseguiu o calçamento de várias ruas do bairro e criador também do programa ” O Bairro se Diverte, feito nos bairros de Itabuna@, com brindes e distribuição de prêmios.
Recebeu o titulo de CIDADAO ITABUNENSE, mesmo debilitado, de autoria do ex-deputado vereador Luis Sena.
TITIO BRANDAO faleceu em 18 de abril de 2000. Texto extraído da conversa com o seu filhos Henrique Brandão ( TIPEN BRANDAO).
*Paulo Lima: Jornalista e membro da Academia Grapiuna de Letras- AGRAL-.