As orientações para a população incluem aumentar a ingestão de líquidos, manter portas e janelas fechadas em casa e utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 em áreas com queimadas
O Governo de São Paulo emitiu novas orientações de saúde em resposta ao aumento da poluição do ar e às condições climáticas secas. As recomendações, divulgadas na última terça-feira (10), incluem a suspensão de atividades físicas ao ar livre, a hidratação adequada e o uso de máscaras em áreas afetadas por queimadas. Essas medidas visam proteger a saúde da população diante da deterioração da qualidade do ar.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) anunciou a interrupção temporária das autorizações para queimadas, exceto em situações específicas, como a criação de aceiros e em casos fitossanitários que sejam solicitados pela Secretaria de Agricultura. Essa decisão é parte de um esforço para mitigar os impactos da poluição.
Com 85 estações de monitoramento, a CETESB identificou que um número significativo delas está registrando níveis de qualidade do ar considerados ‘muito ruim’ e ‘ruim’, resultado das altas concentrações de partículas inaláveis.
As orientações para a população incluem não realizar atividades físicas ao ar livre, aumentar a ingestão de líquidos, manter portas e janelas fechadas em casa e utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 em áreas com queimadas. Essas medidas são essenciais para minimizar os riscos à saúde.
Crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde preexistentes devem estar especialmente atentas e procurar atendimento médico caso apresentem sintomas respiratórios.
Além disso, o Mapa de Risco de Incêndio aponta um nível de emergência para queimadas em quase todo o estado até o próximo sábado, dia (14).