Por Olívia Coutinho
O evangelho de hoje, narra um momento muito significativo na vida de Jesus e porque não dizer, na nossa também, que foi o início do seu ministério. Jesus se encontra numa sinagoga em Cafarnaum, onde ensina com autoridade, surpreendendo todos os presentes. Diferente dos fariseus, Jesus não apenas repete palavras, Ele fala com a autoridade de quem vive o que prega. A autoridade de Jesus não vem de uma posição social ou de um conhecimento acadêmico e sim, da autenticidade de suas palavras e da sua profunda conexão com o Pai.
O texto mostra-nos um Deus comprometido com a vida, um Deus libertador, que chegou até a nós, na pessoa de Jesus. “Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e aí ensinava-os aos sábados.” Dentro da sinagoga, se encontrava, um homem possuído por um espírito mal, cuja a simples presença de Jesus o atormentou: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!” Jesus, o intimou: “Cala-te e sai dele!”. Expulso por Jesus, o mal que apoderava daquele homem, saiu dele, deixando-o completamente livre. Nesta sua ação libertadora, Jesus desmascara os líderes religiosos, apenas com um “olhar” isto é: com um olhar que foi além dos limites impostos por eles, pois Jesus enxergou o homem, e não, o mal que estava nele, o mal, Jesus expulsou, e o homem, Ele devolveu a sua autonomia…
Este episódio destaca a missão libertadora de Jesus. Ele não apenas cura fisicamente, mas liberta o homem por completo.
Como sabemos, as estruturas do mal, reconhecem quem é mais forte do que elas, quem tem o poder de destruí-las, por isto, elas fazem de tudo para eliminar quem se opõem a elas, mas não conseguem, pois quem vive em Deus, é mais forte do que o mal.
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e ele tem poder, mas o mal só ganha força em nós, quando o alimentamos dentro de nós, quando nos distanciamos de Deus…
O conhecimento e a vivencia dos ensinamentos de Jesus, nos habilita a falar Dele com propriedade, pois só podemos falar, daquilo e daquele que conhecemos!
Aproximar de Jesus, conhecer as suas propostas, saber o que Ele quer de nós e para nós, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para a sua vida!
Com suas ações libertadoras, Jesus nos ensina, uma forma simples de nos livrar do mal, que é: alimentar o bem plantado por Deus no nosso coração…
Num coração habitado por Jesus, o mal não tem vez. Deixemo-nos inundar pelo o amor de Jesus, o amor que liberta que salva, o “antídoto” contra toda espécie de mal…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho