Por Olívia Coutinho
Nesta segunda semana do mês de agosto, mês vocacional, a Igreja nos convida a refletir sobre a vocação familiar, dando neste Domingo, uma atenção especial aos pais. Na família, a figura do pai, sempre aparece como ponto de referência, a ele são conferidas as maiores responsabilidades. Deus coloca em suas mãos o destino e a segurança da família, portanto, os pais são os representantes de Deus na família.
“A família, é de origem divina, é o berço de todas as vocações, a primeira comunidade humana, planejada pela mente perfeita e soberana do Criador!” O próprio Deus, quis se fazer família, no Pai, no Filho e no Espírito Santo.
O amor de Deus infundido em nossos corações, por meio da família, é o fio condutor de todo o nosso ser cristão!
No Evangelho deste Domingo, Jesus continua o discurso do Pão da Vida, mas encontra resistência por parte dos judeus. Estes, murmuram questionando como Jesus, sendo o filho de José e Maria, poderia afirmar que havia descido do céu? Essa incredulidade é um reflexo da dificuldade humana em aceitar o mistério divino que transcende a lógica humana.
Na sua humanidade, Jesus se fez alimento ao alimentar a esperança nos desesperançados, ao curar os doentes, ao libertar os cativos… No Pão eucarístico, Ele perpetua sua presença no mundo, passando a agir em favor dos que sofrem, através daqueles que se alimentam Dele…
O “pão vivo” que Jesus nos oferece, não é apenas um símbolo, mas uma realidade que nos sustenta. Ele se faz presente na Eucaristia, onde podemos recebê-lo de forma concreta. A Eucaristia é o grande presente de Jesus à sua Igreja, uma forma de nos unir a Ele de maneira bem íntima…
Jesus afirma: “ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair”. O nosso foco é o Pai, o Filho é o caminho que faz chegar ao Pai, portanto, o Pai e o Filho estão intimamente ligados.
Deus se manifesta a todos os seus filhos, através de inúmeros sinais, mas Ele só se revela, através de Jesus, pena, que nem sempre, deixamo-nos tocar pela sua manifestação.
A vida iniciada aqui na terra, quando alimentada do Pão da vida que é Jesus, não será interrompida com a nossa morte corporal, é o próprio Jesus quem nos faz esta promessa ao nos indicar o caminho da eternidade: “Eu sou o pão vivo, descido do céu.” Quem comer deste pão viverá eternamente”!
“Jesus se faz nosso alimento de várias maneiras, mas é na Eucaristia que Ele movimenta a nossa vida, que nos lança na missão… Quando comungamos, tornamos outros Cristos, extenção do seu amor no mundo…
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho