Por Natal Paixao
Naquele tempo, Jesus disse às pessoas: «O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo.
»O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola».
* Palavra da Salvação!
* Glória a vós Senhor!
EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA BREVE!
“Parábolas do “tesouro” e da “pérola” (o Reino de Deus)” Hoje, ouvimos Jesus dizer — pela milionésima vez — que o Reino dos Céus “é semelhante a…”. Na verdade, Deus e o seu Reino são realidades muito ricas, muito grandes e, para nos aproximarmos delas com palavras humanas, Jesus serve-se de um amplo leque de comparações. Só aceitando todo o conjunto de comparações podemos aproximar-nos da mensagem de Cristo.
A “soberania de Deus” é uma realidade “misteriosa”. Apresenta-se perante a história discretamente (como o fermento), mas é determinante e de grande valor: vale a pena deixar tudo por este Reino. É o tesouro enterrado no campo: quem o encontra volta a enterrá-lo e vende tudo o que tem para poder comprar o campo e ficar, assim, com o tesouro. Uma parábola paralela é a da pérola preciosa: quem a encontra também vende tudo para possuir esse bem, que vale mais do que todos os outros.
—Senhor, meu Rei, ajuda-me a desprender-me de “coisas” para dar espaço à tua soberania.
* Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo!
* Para sempre Seja louvado