Por Olívia Coutinho
Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, nem sempre olhamos à nossa volta, por isto não vemos os muitos irmãos, esquecidos as margens do caminho. São aqueles, que vão ficando para trás, por não darem conta de carregarem fardos tão pesados, pesos, que lhes são impostos, por esta sociedade que não os enxerga como gente. Cansados, muitos destes irmãos, vão amargando o dissabor de verem seus sonhos se diluírem pelas as consequências de tantas injustiças.
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, vem nos lembrar, de dois tipos de cansaço que acomete tantas pessoas nos tempos atuais: o cansaço físico e o cansaço mental. O cansaço físico, resolvemos facilmente, basta um boa noite de sono, já o cansaço mental, est, nos consome, rouba o nosso sono, nos deixa fatigados… E para os que estão sendo massacrados pelas as injustiças sociais, os que não tem o básico para sobreviverem, o cansaço mental já virou crônico. Mas mesmo em meio a estes ventos contrários que insistem em nos derrubar, ninguém deve se dar como vencido, afinal, temos a quem recorrer, em quem confiar, é o que Jesus nos assegura no evangelho de hoje.
“Vinde a mim todas vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e vos darei descanso.” Descansar em Jesus, não significa buscar facilidades, isenção de responsabilidade, aceitação do sofrimento, pelo o contrário, quem busca o descanso em Jesus, está buscando força, energia para dar continuidade a sua caminhada…
Ao mencionar o jugo, Jesus está se referindo a uma peça de madeira, utilizada para unir dois bois, (canga) afim de andarem no mesmo compasso, tornando assim a carga que carregam mais leve. Jesus nos convida a compartilhar o jugo com Ele, indicando que não estamos sozinhos em nossas lutas. A expressão “jugo suave” significa que com Ele, as dificuldades não acabam, mas se tornam suportáveis…
Enquanto o mundo coloca peso sobre nossos ombros, Jesus coloca leveza, tomar o seu jugo que é caminhar com Ele, é aderir a sua proposta de vida nova, inserindo-nos num reino alicerçado na Justiça. Onde há justiça, há leveza, ninguém é subjugado, há vida digna para todos…
Tenhamos em mente: Jesus nunca prometeu em retirar a nossa cruz, o que Ele nos promete, é nos ajudar a carrega-la!
Em jesus, adquirimos força dentro do espírito de mansidão e de humildade. A humildade nos aproxima da perfeição, a mansidão nos torna pessoas pacíficas, tolerantes, compreensivas, o que não significa conformidade com as injustiças…
Ter um espírito de mansidão nos faz sentir a vida mais leve, pois a mansidão nos leva a raciocinarmos, a enxergarmos horizontes…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho