Por Olívia Coutinho
O evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, começa dizendo que enquanto Jesus descia a montanha, seguido por uma numerosa multidão após proferir o Sermão da Montanha, depara-se com um leproso que se aproxima dele dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Em resposta, Jesus faz algo surpreendente para aquela época: Ele estende a mão e toca no leproso. Este gesto, foi revolucionário, pois naquela época, tocar num leproso, significava tornar-se impuro segundo a lei judaica
Jesus, não só cura aquele leproso, como também, restaura a sua vida devolvendo- lhe a sua dignidade. Ao tocar naquele leproso, Jesus, desafia as normas religiosas, demonstrando que o amor transcende barreiras. Quando o leproso diz: “me purificar,” denota-se que o próprio doente, sentia-se impuro, pois era colocado na mente destes doentes, que a lepra era um castigo de Deus para pagar pecado de si próprio, ou dos seus antepassados…
Podemos tirar várias lições deste episódio, uma delas é a fé e a humildade do leproso. Ele reconhece o poder de Jesus e se submete à sua vontade, dizendo “se quiseres”. Este é um exemplo da verdadeira fé: não exigir, ou presumir, mas confiar plenamente na bondade de Deus. A fé do leproso, é ativa, levando-o a agir corajosamente, apesar das barreiras sociais e religiosas que o isolava. Livre daquela terrível doença, certamente, aquele homem, antes excluído, sentiu-se abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, o poder vivificante de Jesus, recobrando para além da sua vida física, a sua vida social, familiar e religiosa. Após a cura, Jesus dá uma instrução específica ao leproso: “não contes a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho”.
Superada a marginalização e completamente revestido da graça de Deus, aquele que era leproso, sente ampliar o seu horizonte…
A sua transformação de impuro para puro, reflete a transformação espiritual que Jesus oferece a todos que se achega a Ele com fé…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho