Por Olívia Coutinho·
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, vem nos alertar sobre o perigo que corremos, quando desprezamos a justiça de Deus para vivermos a “justiça” dos homens.
Disse Jesus: “Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.” Como sabemos, a justiça dos homens, não é igual para todos, enquanto que a justiça de Deus é abrangente, não exclui ninguém, a lei de Deus, é a lei do amor, a lei da inclusão…
Em momento algum, Jesus incitou seus seguidores a descumprirem as leis civis, Ele sempre ressaltava a importância da lei, desde que ela fosse favorável a vida. O que Jesus condenava, era o rigor dos fariseus e mestres da lei, o legalismo religioso, o desrespeito para com a lei Deus, que era, e continua sendo, a lei maior, que é a lei do amor…
Fariseus e mestres da lei, colocavam as leis acima da vida, como não poder ajudar uma pessoa em dia de sábado. Eles se apresentavam como pessoas puras, de bom coração, mas era só fachada, por dentro, eles eram cheios de maldades e de más intensões…
É importante conscientizarmos: é no pensamento, que está a origem de todo o pecado, o mal começa a ser processado no pensamento, e Jesus, vem nos ensinar como cortar este mal pela raiz, que é, eliminando tudo o que pode nos levar a maltratar, a tirar a vida do outro. Tiramos a vida de uma pessoa, não somente com armas, mas também, com palavras, calunias, difamações e aí por diante…
A palavra, que sai da nossa boca, tem força, tanto para o bem, quanto para o mal, uma palavra bem dita, levanta uma pessoa, enquanto que uma palavra mal dita, pode destruí-la.
“Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.” Como vemos, de nada adianta as nossas práticas religiosas se não vivemos o amor, se não estamos abertos ao perdão…
“Amem-se uns aos outros, como eu vos amei.”Jo13,34. Jesus nos deixa este mandamento, no sentido de destacar a importância do amor na vida de cada um de nós, o que não se trata, de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele e sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele!
O amor é a arma mais poderosa que o ser humano pode carregar dentro de si, o amor desarma o inimigo interrompendo o círculo vicioso da vingança…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho