Por Olívia Coutinho
Celebramos hoje, com muita alegria e gratidão, a Solenidade de CORPUS CHRISTI cujo o significado é: o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nesta Solenidade somos chamados a contemplarmos, à Luz da Ressurreição, o Mistério da Eucaristia, no mesmo sentido da Quinta-Feira Santa, quando celebramos a instituição da Eucaristia. Se trata, de uma festa rica em significado teológico e espiritual, quando somos convidados a uma renovada adoração e reverência à Eucaristia…
Nesta ocasião, repetimos, na procissão Eucarística, o êxodo de Jesus, do cenáculo até o monte das Oliveiras, meditando, durante este trajeto, a imensidão do seu amor por nós, um amor tão grande que o levou a dar a vida, pela nossa liberdade!
Na eucaristia, Jesus atinge o ponto mais alto de sua doação ao se dar como nossa comida e nossa bebida! Pão e Vinho consagrados, verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Jesus. Mistério da fé: a humanidade de Jesus se prolongando em nós, através da comunhão, nos tornando também eucarísticos!
Esse mistério de amor nos transforma, mina as forças do mal, que ainda possui raízes em nós, nos tornando livres para a comunhão de amor com o Cristo e com os irmãos!
A vida iniciada aqui na terra, quando alimentada do Pão da vida que é Jesus, não será interrompida com a nossa morte corporal. É o próprio Jesus quem nos faz esta promessa ao nos indicar o caminho da eternidade: “Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”! Portanto, viver em comunhão com o Cristo nesta vida, significa permanecer em comunhão com Ele na Eternidade.
Quando Jesus diz: Quem come da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu nele, amplia-se o nosso horizonte, aumentando a nossa responsabilidade de sermos continuadores da sua missão
Refletindo um pouco mais, sobre o sentido desta festa, somos chamados a um aprofundamento na fé e a manifestá-la de forma concreta no nosso dia a dia nos tornando presença viva de Jesus, no meio em que vivemos…
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho