Por Olívia Coutinho
No evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, Jesus nos oferece uma série de ensinamentos contundentes sobre a seriedade do discipulado e as atitudes necessárias para que possamos viver uma fé autêntica.
O texto começa com a promessa de recompensa para aqueles que ajudam os discípulos de Jesus: “Quem vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que não perderá sua recompensa.” Esse dizer de Jesus, sublinha a importância dos pequenos atos de bondade e o reconhecimento de que qualquer gesto em nome de Jesus, tem um grande valor aos olhos de Deus.
Usando uma imagem severa, Jesus nos adverte sobre o perigo de levarmos os outros a pecarem, especialmente os “pequeninos, aqueles que creem”: “melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.” Este aviso de Jesus, destaca a responsabilidade que temos uns pelos outros, especialmente em não sermos uma pedra de tropeço para o irmão.
Jesus aborda a radicalidade necessária para evitar o pecado, usando uma linguagem exagerada para enfatizar a seriedade de afastarmos do mal: ” Se tua mão te leva a pecar, corta-a!
É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.” É importante conscientizarmos: esses versículos não devem ser interpretados ao pé da letra, mas sim, como um chamado a remover tudo o que nos afasta de Deus, mesmo que isso signifique fazer sacrifícios significativos.
Jesus ainda fala sobre ser “salgado com fogo”, referindo-se à purificação e à disciplina que vêm com a vida de fé. Ser salgado com fogo pode ser entendido como ser purificado e preservado na fé através das provações e tribulações.”
“Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.” A metáfora do sal, enfatiza a necessidade de conservar a fé e os valores cristãos que como o sal, preservam e dão sabor à vida…
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho