O técnico Guto Ferreira foi demitido pelo Coritiba na noite da última sexta-feira (3), após derrota para o Sport, em casa, por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Essa foi a segunda passagem de Guto pelo Coxa. Na primeira, em 2022, ele salvou o time do rebaixamento no Brasileirão.
“Os motivos não são pelo jogo de hoje, mas sim uma avaliação permanente e constante, se existia uma evolução, ou não, para que tivéssemos o desempenho com segurança maior para a conquista do acesso”, disse William Thomas, diretor executivo de futebol do Coritiba.
O técnico de 58 anos chegou aos Coxa em novembro de 2023, logo após a confirmação do rebaixamento do clube para a Série B. Desde que assumiu foram 19 jogos, sendo nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Um aproveitamento de 56%. O time foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Águia de Marabá e caiu na semifinal do Campeonato Paranaense para o Maringá.
Guto Ferreira tem relação estreita com o Bahia. O treinador já comandou o clube baiano em três oportunidades. Em 2016, ele conseguiu o acesso para a Série A. No ano seguinte, foi campeão da Copa do Nordeste e deixou o clube para assumir o Internacional. Retornou ao Bahia em 2018, mas não conseguiu ir tão bem. E a terceira passagem, em 2021, que culminou no rebaixamento do Bahia à Série B.
Ao todo, o treinador já comandou o Bahia em 137 jogos, conquistando 69 triunfos. Conquistou um acesso para Série A, um Campeonato Baiano e uma Copa do Nordeste. (Galáticos Online)