Por Olívia Coutinho
Deus não nos criou para sermos meros viventes, fomos criados para relacionar com Deus e esta relação amorosa, só acontece por meio de Jesus, Jesus é a seiva que nos liga ao Pai!
É bom lembrarmos: Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus, plantados aqui na terra para produzir frutos!
No evangelho deste 5º Domingo da Páscoa, Jesus, depois da última ceia, já em clima de despedida, conforta seus discípulos lhes assegurando de que a sua volta para o Pai, não poria fim na ligação entre eles. E para exemplificar a forma a qual, eles permaneceriam unidos, Jesus o compara com uma videira, da qual brotam os ramos. Os ramos somos nós, galhos, folhas, flores, diferentes uns dos outros, mas todos exercendo uma missão com o mesmo objetivo: produzir frutos, ou seja, expandir o Reino de Deus aqui na terra! Com esta comparação, Jesus nos fala claramente da importância da ligação entre Ele e os seus, pois é desta ligação, que nascem os frutos tão necessários para que a vida Dele se prolongue no mundo através dos seus seguidores. “Eu Sou a videira e vós os ramos. “Porque será que Jesus se comparou com uma videira e não com outra planta? Provavelmente, porque a videira, para os judeus, tinha um grande significado. Segundo a crença deles, Israel era simbolizado por uma videira plantada por Deus na terra prometida. Os judeus acreditavam, que se eles mantivessem ligados a Israel, simbolizado pela videira, eles estariam ligados a Deus. Na comparação de Jesus, todos os que permanecerem ligados a Ele, (tronco) estarão também, ligados a Deus…
Como vemos, Jesus enfatiza a necessidade de permanecermos Nele para que possamos produzir frutos no mundo! Os ramos a serem podados, vem nos falar, da importância de estarmos sempre nos corrigindo. Assim como a poda é essencial para que uma planta, possa produzir frutos de qualidade, Deus trabalha em nós, muitas vezes através dos desafios, até mesmo do sofrimento, para nos fortalecer e nos tornarmos ramos mais frutíferos…
Ligados a Jesus, como os ramos são ligados ao tronco, produziremos muitos frutos, separados Dele, somos ramos estéreis, não produzimos fruto algum…
DESEJO A TODOS, UM ABENÇOADO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho