Durante depoimento no Senado, onde apresentou o relatório de suspeitas de manipulação de resultados no futebol brasileiro à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), John Textor, dono da SAF do Botafogo, citou que o jogo Palmeiras x Bahia, pela 30ª rodada do Brasileirão, estaria incluso no documento. Naquela partida, o Tricolor acabou sendo derrotado pelo Verdão por 1 a 0. Segundo o investidor, no lance do gol marcado pelo meia Raphael Veiga, o árbitro “tomou uma decisão fácil” em dar vantagem numa falta.
“Naquele jogo em particular, o jogador do Palmeiras foi empurrado por trás, sofreu uma falta clara e o árbitro concedeu a vantagem. Foi uma decisão fácil de tomada pelo VAR, mas acredito que isso está além do nível da margem de erro de um árbitro. Acredito que não foi um erro”, afirmou.
No relatório de Textor, outros jogos do Alviverde foram analisados onde foram apontados indícios de manipulação, dentre eles a vitória sobre o Vasco pelo placar mínimo. O duelo aconteceu no dia 27 de agosto do ano passado. Naquele momento, o Botafogo liderava o Brasileiro com boa vantagem.
Após o depoimento do americano, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que preside a CPI, disse que há indícios suficientes para abrir investigação. A CPI tem 11 membros titulares e sete suplentes. A presidência é de Jorge Kajuru que tem Eduardo Girão (Novo-CE) como vice. O relator é Romário (PL-RJ), que foi o autor do requerimento de abertura dos trabalhos. (BN)