Por Olívia Coutinho
No evangelho de hoje, somos convidados a contemplar o Imaculado Coração de Maria, um coração silencioso, dócil e cheio de fé. Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, é apresentada aqui, como a mulher que, mesmo sem compreender plenamente os desígnios de Deus, confia e guarda no coração os mistérios de Deus que se revelam no cotidiano de sua vida.
A cena narrada no evangelho de Lucas, acontece quando Jesus, com apenas doze anos, permanece no Templo sem avisar os seus pais, causando uma grande aflição em José e Maria. Angustiados, eles procuram o Menino durante três dias, e ao encontrá-lo no Templo, o questionam com o coração aflito de pais. A resposta de Jesus é taxativa: “Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” Revelando já, a sua consciência da missão. Mas para Maria, essas palavras soam como um novo mistério que ela acolhe em silêncio, guardando-o em seu coração.
Maria é o exemplo sublime de uma fé que escuta, que medita e acolhe mesmo na dor e na incerteza. Ela não exige explicações imediatas de Deus, mas vive cada acontecimento à luz da fé, sempre disposta a dizer: “Faça-se em mim segundo a tua palavra.”
Nesta passagem, vemos Maria vivendo a experiência do “perder” Jesus, uma experiência que representa os momentos em que não sentimos a presença de Deus, em que parece que Ele se esconde. Mas assim como Maria reencontrou Jesus no Templo, também nós o reencontramos quando o buscarmos nos lugares onde Ele se revela e nos responde: na oração, na Palavra, na comunidade e principalmente dentro de nós.
O Evangelho nos convida a sermos discípulos, como Maria: discretos, perseverantes na fé, confiantes, prestativos e prontos para servir…
Que aprendamos com o Imaculado Coração de Maria a guardar e a meditar os sinais de Deus em nossa vida, mesmo quando nos pareçam confusos ou dolorosos. E que, como ela, sigamos Jesus com amor e fidelidade, mesmo sem entender todos os porquês…
TE DESEJO UM SANTO DIA!
QUE DEUS TE ABENÇOE!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “SUA MÃE GUARDAVA TODAS ESTAS COISAS NO CORAÇÃO.”
36