Início » GOVERNO > Brasil não vende urânio para fins bélicos

GOVERNO > Brasil não vende urânio para fins bélicos

por Ornan Serapião
1 minutos para ler

Brasília – DF – Circulam informações falsas sobre suposta venda de urânio brasileiro para fins bélicos. O Brasil é signatário de tratados que proíbem essa prática e mantém o uso pacífico da energia nuclear. Fonte: Governo Federal

Compromissos internacionais

O Brasil é parte do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e do Tratado de Tlatelolco, que proíbe armas nucleares na América Latina. Também tem controle recíproco com a Argentina por meio da ABACC e segue normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Controle rígido no país

A Constituição Federal garante monopólio da União sobre o urânio. A produção e comercialização é feita exclusivamente pela estatal INB, sob fiscalização da CNEN. Empresas privadas não podem atuar no setor.

Falsas alegações sobre o Irã

Também é falsa a informação de que o Brasil vendeu urânio ao Irã. A INB não tem qualquer negócio com o país e não houve venda para fins armamentistas.

Compromisso com a paz

O Brasil reafirmou na cúpula do G20 o compromisso com um mundo livre de armas nucleares e segue firme na política de uso pacífico da energia nuclear.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.