Por Olívia Coutinho
No Evangelho de hoje, somos convidados a mergulhar na ternura do Bom Pastor, aquele que nos chama pelo nome, que nos conhece por dentro.
Jesus se encontra no Templo, durante a festa da Dedicação, quando Ele é pressionado pelos os judeus a declarar abertamente se Ele era, de fato, o Messias esperado. No entanto, Jesus não cede a esta pressão. Ora, Jesus já havia se manifestado como o Enviado de Deus por meio das obras que Ele realizava, obras, que eram do Pai.
“As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas.” Ao dizer estas palavras, Jesus deixou claro, que o reconhecimento do Messias, não se dá apenas por palavras, mas pela fé.
Ser ovelha do rebanho do Senhor, significa ter intimidade com Ele, escutar e seguir o que Ele diz.
Os judeus que questionavam Jesus, não pertenciam ao seu rebanho, não, porque Jesus os tivesse rejeitado, mas por causa da dureza de seus corações. Corações endurecidos, não se abrem à graça de Deus, não acolhem o dom da fé e, por isso, não reconhecem Jesus como o Senhor de suas vidas.
É pela fé que reconhecemos Jesus como o Bom Pastor, aquele que nos chama pelo o nome, que se importa conosco, que cuida das nossas feridas, que nos carrega quando nos falta forças para caminhar.
É importante termos em mente: não basta reconhecer Jesus como o Bom Pastor. É preciso tornar-se íntimo d’Ele, ter uma escuta atenta que nos permita reconhecer sua voz em meio ao barulho ensurdecedor do mundo, ruídos de muitos que se dizem religiosos, mas que não vivem o que pregam; que incitam o ódio, que promovem divisões, em vez de promoverem a paz.
Escutar e colocar em prática os ensinamentos de Jesus é ser uma ovelha fiel ao Bom Pastor!
A certeza de que nunca seremos arrancados das mãos do Pai, nos encoraja, nos motiva a ir mais além, a avançar para águas mais profundas, sem medo de naufragar…
Ao doar sua vida pelas ovelhas que o Pai lhe confiou, Jesus nos deu a maior prova de amor! Diante de tão grande prova de amor, perguntemo-nos:
O que temos feito da nossa liberdade, que custou a vida de Jesus?
MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ: TE DESEJO UM SANTO DIA!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 13/05/2025 – Jo10, 22-30
21